Alfavacão - Ocimum Gratissimum

Ocimum Gratissimum foi citado em vários artigos etnofarmacológicos como uma planta amplamente utilizada na medicina tradicional e facilmente acessível às comunidades. É um arbusto comumente encontrado ao redor das casas e jardins.
O
Ocimum Gratissimum, popularmente conhecido como Manjericão ou Alfavaca, serve como condimento na alimentação humana e também é amplamente conhecido e utilizado por suas propriedades terapêuticas.
      Esta erva altamente nutritiva é conhecida por seu papel proeminente no tratamento tradicional e prevenção de doenças e infecções.
Ocimum Gratissimum pertence à família da hortelã Lameacea e, desde os tempos antigos, é uma das ervas dietéticas mais populares utilizada por suas inúmeras propriedades farmacológicas. Devido à sua atividade funcional, Ocimum Gratissimum  tem sido considerado um importante medicamento para uma variedade de doenças.


<<><><><><><><>

     As propriedades nutricionais e farmacológicas de toda a erva em sua forma natural, como tem sido tradicionalmente usada, resultam de interações sinérgicas de muitas fitossubstâncias ativas diferentes. O óleo da folha está cientificamente comprovado por possuir atividades antisséptica, antibacteriana e antifúngica.
      É um tempero vegetal que confere a cada refeição um sabor delicioso e único, bem como aromas. Qualquer refeição com suas folhas certamente lhe dará água na boca.


<>><><><><><><

      Estudos farmacológicos extensivos sobre a atividade das folhas de Ocimum Gratissimum demonstrou sua riqueza em extratos de óleos e fitossubstancias. Relatórios têm mostrado sua propriedade de desintoxicação no fígado e também suas atividades antioxidantes. As propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e antibacterianas de seu óleo foram bem demonstradas em estudos. O óleo de Ocimum demonstrou acalmar o trato gastrointestinal hiperativo na diarreia. Nangia et al., relataram a inibição do crescimento do tumor de mama e da angiogênese pelo extrato bruto da planta.

<><><><><><>

       De acordo com alguns estudos, a planta tem atividades antibacteriana, antifúngica, cicatrizante, antimotilidade, antiulcerogênica, hemolítica, antihiperglicêmica, antifilarial, anti-inflamatória, embrionária, antiurolitiatica, anticâncer e antiproliferativa, antimutagênica e antioxidante. Estudos relataram atividades anestésica, antiestresse, antidiarreica, anti-helmíntica, anti-inflamatória, antipirética, antiulcerativa, gastroprotetora, fungicida, hepatoprotetora e sedativa para esta espécie de Manjericão, confirmando suas aplicações medicinais populares (Di Stasi et al., 2002 ; Akah et al., 2007; Albuquerque et al., 2007; Prabhu et al., 2009; Zamin, 2011, Sanjeeb et al. 2012.

<>><<>><><><><><

Beneficio do Ocimum Gratissimum
     Folha de Alfavacão tem um cheiro característico e contém substâncias bioativas vitais.
É amplamente utilizada na Nigéria para a preparação de diversas iguarias devido aos seus benefícios culinários e imensuráveis para a saúde. Esta erva altamente nutritiva é conhecida por seu desempenho proeminente no tratamento tradicional e prevenção de doenças e infecções. Extratos de folhas também são comumente usados como medicina tradicional no tratamento de doenças como febre, tosse e dores no corpo.
Além de sua utilidade e benefícios imensuráveis, a folha de é rica em
Cálcio, Magnésio, Ferro, Potássio, e Vitamina A. Esses compostos dão à folha sua “essência” ou aroma e sabor distintos e são essenciais para a saúde humana.

<>><<>><><

Ação anticonvulsivante e ansiolítica de extratos de folhas de Ocimum Gratissimum.
Os resultados deste estudo definem que há constituintes que possuem atividades anticonvulsivante e ansiolítica. Estudos com o objetivo de isolar os constituintes anticonvulsivantes estão em andamento.

<>><><><><

Propriedades anti-inflamatórias
    A inflamação pode fazer com que nosso corpo se torne venerável a todos os tipos de doenças e enfermidades. Conteúdo anti-inflamatório, antinociceptivo e polifenólico total do extrato hidroetanólico de folhas de Ocimum Gratissimum.
Existem propriedades anti-inflamatórias inimagináveis nas folhas que podem ajudar a evitar os efeitos negativos da inflamação e a tratar a artrite.
Contém várias proantocianidinas, que mostraram exibir atividade antioxidante significativa, e taninos, saponinas, esteroides, alcaloides, Terpenóides, flavonoides, fenóis e glicosídeos cardíacos. O óleo de
Ocimum Gratissimum foi administrado por via oral a camundongos com lesão de constrição crônica e aliviou efetivamente a dor neuropática, provavelmente devido à atividade antihiperalgésicas do Eugenol. O mesmo grupo demonstrou a eficácia do óleo para aumentar a latência de retirada da pata no teste da placa quente e para diminuir a inflamação da pata traseira induzida por formalina e comportamentos evocados pela dor.
      Outra equipe usou o óleo de
Ocimum Gratissimum em um modelo de dor visceral (o teste de contorções) e no teste de formalina com resultados igualmente favoráveis. Atividade analgésica semelhante foi demonstrada pelos extratos aquoso e hidro alcoólico de Ocimum Gratissimum em dois modelos de dor em animais: o teste de contorção com ácido acético e o teste da placa quente, indicando que é eficiente na dor nociceptiva, neuropática e inflamatória.
      O
trans- Cariofileno, um sesquiterpeno de Ocimum Gratissimum, demonstrou ter efeitos analgésicos dose-dependentes em vários modelos experimentais de dor aguda e crônica, como o teste da formalina, lesão por constrição crônica e o teste da placa quente. Os autores avaliaram os potenciais mecanismos responsáveis pelas propriedades da substância e descobriram que o efeito analgésico foi revertido por vários tipos de antagonistas, indicando assim o envolvimento dos sistemas opióide e endocanabinóide. Tem efeito semelhante a medicamentos como Aspirina e Ibuprofeno, mas sem causar dano ao revestimento interno do estômago.
     A folha também contém
Cálcio, que pode ajudar a aumentar a densidade óssea e prevenir doenças ósseas, como a osteoporose.
A decocção feita de folha é útil para curar dores menstruais, dores de estômago, de ouvido e febre.

<>><><><><><

 

Ajuda na saúde reprodutiva
A folha pode ajudar a manter a saúde peniana ideal e a vitalidade do esperma porque contém uma boa fonte de Arginina, um aminoácido e compostos como Apigenina Fenchone e Eugenol que podem ajudar a facilitar a ereção.
O
Anetol e o Boro na folha são capazes de induzir o hormônio estrogênio nas mulheres, e o Eugenol que ajuda a matar o fungo que está relacionado ao corrimento vaginal.Ela também contém uma substância chamada Triptofano, que pode atrasar a menopausa, e o Tanino e o Zinco reduzem a secreção de fluido vaginal e o Estigmasterol pode estimular a maturação do ovulo.
 

<>><><><><><

Gastroenterite
       Como uma erva anti-inflamatória, a folha tem o mesmo efeito da Aspirina e do Ibuprofeno. Esta erva incrível também possui elementos para prevenir lesões no corpo e não irrita o estômago quando consumida.

><><><><><

Uso de folha para conservantes de alimentos
           Devido às suas propriedades antibacterianas e antimicrobianas, o extrato de óleo de folha também é usado como um potente conservante de alimentos para manter as bactérias e fungos que podem causar a deterioração dos alimentos. Uma forma natural e mais saudável para preservar seus alimentos, o extrato de etanol de folha é a escolha certa.

<>><><><><

Tratamento de distúrbios respiratórios
        O distúrbio respiratório é mais um benefício para a saúde da folha. Extratos aquosos de folhas demonstraram efeitos em marcadores de inflamação, incluindo interleucinas, proteínas quinases, leucócitos e eosinófilos em alergia respiratória (experimento in vitro avaliou efeitos em células epiteliais das vias aéreas, estudos in vivo em roedores).
Esfregar a folha entre as palmas das mãos e cheirá-la como um tratamento para narinas entupidas.


<>><><><


Como usar Ocimum Gratissimum
       Existem diferentes maneiras de usar a folha como alimento ou erva medicinal para curar doenças ou infecções conhecidas.
A folha pode ser usada fresca ou seca na preparação de alimentos, como chá ou com um suco de fruta. Pode esmagar as folhas ou moer em um liquidificador com água para extrair o suco.
Para isso, é necessário lavar bem as folhas com água limpa, colocá-las em uma panela e cozer no fogo com água por 4 minutos. Deixe esfriar, coe e beba quente, morno ou gelado.

Alternativamente, a folha pode ser incorporada a cremes ou pomadas, para afastar insetos.
Cremes formulados com extratos de
Ocimum Gratissimum L como repelentes de mosquitos contra Aedes aegypti L. (Diptera: Culicidae)
><><><><><

Formas de extração
     Os resultados obtidos sugerem que tanto a temperatura de extração quanto o tipo de solvente têm um efeito significativo no rendimento do conteúdo fenólico, capacidade antioxidante, atividade antimicrobiana e propriedades citotóxicas de células cancerosas de Ocimum Gratissimum.
      Para extratos preparados com metanol, a extração realizada a 40°C, foi o protocolo ideal para a obtenção de substancias ativas e as propriedades desejáveis. Os extratos apresentaram forte dependência da temperatura e melhor ajuste com o modelo cinético de segunda ordem, pois a taxa de atividade antioxidante tende a aumentar com o aumento da temperatura na forma de extração.


<>><><><><

Efeito colateral Ocimum Gratissimum
     Apesar dos enormes benefícios para a saúde da folha, a erva tem alguns efeitos colaterais que precisam ser observados e eles incluem:
Em primeiro lugar, quando a folha é consumida como alimento ou vegetal, dificilmente tem qualquer efeito colateral negativo. Mas, como chá, suco podem causar os seguintes efeitos colaterais:
O óleo e extrato das folhas podem aumentar o sangramento em pacientes submetidos à cirurgia ou que apresentem distúrbios hemorrágicos.
Óleo da folha podem ser usados para massagem, no entanto, mulheres grávidas são proibidas de usá-los.
Extratos de folhas podem baixar a pressão arterial.

<>><><><

      Nos últimos anos, o ressurgimento do interesse por suas propriedades medicinais levou a vários estudos que demonstram suas atividades anticancerígenas, de proteção contra radiação e de eliminação de radicais livres. Ocimum Gratissimum  tem notáveis aplicações nutricionais e farmacológicas, o que o torna um excelente ingrediente funcional para uso no tratamento de uma infinidade de anormalidades de saúde. Atualmente, vários pesquisadores estão conduzindo estudos aprofundados sobre os componentes úteis desta planta promotora de saúde.

<>><<>><<>><

         Por ser uma excelente fonte de fitossubstancias vitais, nutrientes com grande valor biológico esta planta pode ser um complexo terapêutico para a medicina tradicional no tratamento de infecções microbianas, tosse, câncer, diarreia, anemia e doenças inflamatórias. A presença de substâncias bioativas demonstra variações nos componentes desta planta. Portanto as atividades farmacológicas e clínicas relatadas e exibidas por Ocimum Gratissimum  não estão limitadas às suas propriedades antioxidantes e nem tão pouco a sua capacidade de suprimir biomarcadores inflamatórios.

><><><><><><

     A pesquisa acerca dos usos terapêuticos desta espécie revelou em estudo suas propriedades antibacterianas, antifúngicas, hipoglicemiantes, antioxidantes, entre outros efeitos observados em modelos experimentais. Em virtude disso, seu uso popular é amplamente difundido, embora seus efeitos ainda sejam pouco divulgados e estudos demonstrem que seu óleo apresenta interação com alguns fármacos. Ademais, a pesquisa demonstrou uma lacuna no que tange a compilação das evidências já existentes acerca de seus usos terapêuticos, sendo necessário expandir e difundir mais o conhecimento acerca das propriedades medicinais desta planta.

<><>><><><><><

Aplicações terapêuticas
Estudos pré-clínicos. Durante as últimas duas décadas, Ocimum Gratissimum demonstrou várias atividades pré-clínicas em testes in vitro de modelos animais.

Algumas dessas descobertas notáveis são relatadas aqui:

Melhora a saúde do coração
O colesterol aumenta o risco de doença arterial coronariana em adultos e, portanto, a ingestão dessas folhas pode reduzir esse risco sempre presente. O Magnésio contido na folha ajuda o coração. Da mesma forma, cada 100 gramas de folha fresca contém 33 gramas de proteína que ajuda a melhorar a saúde do coração. Ajuda a prevenir doenças, problemas cardíacos e a estabilizar a circulação sanguínea. Problemas cardíacos e arteriais resultantes do entupimento das artérias são quase evitáveis se quantidades adequadas de folhas forem consumidas.

><>><><><><

Reduz o açúcar no sangue
        Um dos benefícios sem precedentes da folha para a saúde é a capacidade de reduzir os níveis de açúcar no sangue e prevenir os danos das células das ilhotas pancreáticas que produzem insulina, que invariavelmente reduzem o colesterol e evitam que o câncer se acumule no corpo. Um estudo randomizado em 1996 revelou que uma diminuição nos níveis de açúcar no sangue após consumir a folha é significativa para os pacientes com diabetes mellitus não dependente de insulina.

<>><><><><<>

Auxilia na digestão
A folha comprovadamente auxilia na digestão, alivia o inchaço, ajuda na evacuação intestinal e no controle de peso.
Beber extrato de folha como suco pode ter um efeito calmante no estômago e ajudar a tratar problemas digestivos como diarreia, lactose e síndrome do intestino irritável.
Beber suco de folha também é conhecido por curar azia, tosse, dor menstrual, febre, malária, problemas respiratórios, prisão de ventre, náusea, tratamentos pós-parto e estimuladores cardíacos.

<>><><><><><

Ajuda a tratar a diarreia.

Um dos métodos indígenas usados no tratamento da diarreia é o extrato de folha e tem sido amplamente demonstrado ser eficaz contra algumas bactérias patogênicas conhecidas por causar esta doença, incluindo Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Shigella sp. e Salmonella sp .
      Por isso, é recomendado que as folhas possam ser preparadas como um chá para tratar os casos causados pelas bactérias acima. Além disso, o uso de folhas para controlar a diarreia pode ser atribuído à ação relaxante do óleo, que provavelmente se deve a um efeito direto no músculo liso do íleo, e não a uma ação indireta na liberação de neurotransmissores.
De acordo com o estudo do Ethnopharmacol em 1999 sobre efeitos antidiarreicos do extrato de folha em animais experimentais o extrato aquoso da folha mostrou que pode provocar um efeito antidiarreico ao inibir a motilidade intestinal, em parte, por via inibição do receptor muscarínico.

 

<>><><><><

   Outra descoberta também mostra que a folha pode proteger o tecido corporal dos danos causados pela radiação.

><><><><><

      A partir de descobertas recentes, descobriu-se que a folha é útil na medicação para pessoas que vivem com o vírus da imunodeficiência humana (HIV) e a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS).

><><><><><

Higiene oral
       A folha, quando usada para mastigar, mata as bactérias da boca, combate o mau hálito e previne a cárie dentária. Da mesma forma, o chá da folha também pode ser tomado como um tônico ou usado como gargarejo para tratar dor de garganta.
Na maioria das vezes, aqueles que residem em áreas rurais mastigam a folha devido à sua eficácia e propriedades para a saúde.


<>><><><><