Bardana
Enquanto a maioria de nós não estamos aproveitando o seu pleno potencial, a raiz da bardana tem sido usado por séculos para tratar uma série de doenças. Um dos seus benefícios na saúde mais notáveis é o efeito sobre o fígado. Nos estudos, a raiz da bardana foi mostrada para ajudar o fígado a curar do dano do álcool e protegê-lo de mais danos. Isso pode ser devido aos poderosos antioxidantes encontrados na planta. A bardana contém ácidos fenólicos, quercetina e luteolina - todos antioxidantes poderosos que ajudam a proteger seu corpo dos radicais livres.
Trabalha ajudando a empurrar toxinas para fora, e aumentando a habilidade do fígado para remover toxinas. A raiz de bardana é provavelmente o agente de desintoxicação mais famoso no arsenal de ervas. Ela pode ajudar a limpar o sangue, aumentando a eficácia de todos os sistemas de eliminação do corpo. Uma vez que é também um diurético (ajudando a livrar o corpo de excesso de água, aumentando a produção de urina), ajuda os rins a filtrar o sangue. .
Contém inulina, uma fibra dietética natural e tem sido utilizado para melhorar a digestão. De fato, estudos recentes confirmam que a bardana possui propriedades prebióticas que poderiam melhorar a saúde. Extratos de raiz de bardana são encontrados em uma variedade de preparações à base de plantas.
Ela também tem sido usado como um remédio tópico para problemas de pele como eczema, acne e psoríase. A erva ajuda aumentando a circulação para a pele e ajuda com a desintoxicação do tecido epidérmico. Também foi relatado para ajudar na destruição de bactérias. Uma infusão de óleo de raiz da bardana pode até ajudar com problemas de couro cabeludo. É dito para impulsionar o crescimento do cabelo, bem como manter seu couro cabeludo saudável. As folhas foram usadas para ajudar com pacientes queimados, como a erva é dito para ajudar com o gerenciamento de dor e reduzir o tempo de cura.
Considerando todos os benefícios para a saúde já associados com esta planta, você pode se surpreender ao saber que ela ainda está sendo testado e considerado para novos tratamentos. Por exemplo, estudos mostram resultados promissores no uso de raiz de bardana para diabetes. Estudos anteriores descobriram que pode ajudar a baixar o açúcar no sangue. Ela também tem sido recentemente utilizado para tratar outras doenças crônicas, como câncer e AIDS.
Tradicionalmente, raiz da bardana é usado no Japão e em algumas partes da Europa como um vegetal, e as pessoas regularmente adicionam à sua refeição, devido a seus conhecidos benefícios para a saúde. Enquanto ela pode ser comida como um vegetal cozido, você também pode pôr a raiz em água fervente e beber como um chá.
Benefícios de saúde da raiz de bardana:
As raízes, brotos jovens, talos descascados e sementes secas transporta numerosos compostos que são conhecidos por ser antioxidante, agir na prevenção de doenças e promover a saúde.
A raiz é muito baixa em calorias; Fornecer cerca de 72 calorias por 100 g. É uma boa fonte de não-amido polissacarídeos como inulina, glucosídeo-Lappin, mucilagem, etc, que ajudam a agir como um laxante. Além disso, a inulina age como prebiótica e ajuda a reduzir o peso corporal, e os níveis de açúcar e colesterol no sangue.
A raiz da bardana contém especialmente quantidades adequadas de potássio eletrolítico (308 mg ou 6,5% dos níveis diários requeridos por raiz de 100 g) e baixa em sódio. O potássio é um componente importante de fluidos celulares e corporais que ajuda a controlar a frequência cardíaca e a pressão arterial.
A raiz contém pequenas quantidades de muitas vitaminas vitais, incluindo ácido fólico, riboflavina, piridoxina, niacina, vitamina E e vitamina C que é essencial para a saúde. Tanto a vitamina C como E são potentes antioxidantes naturais que ajudam o corpo humano a evitar infecções, câncer e doenças neurológicas.
Além disso, também contém alguns minerais valiosos como ferro, manganês, magnésio; E pequenas quantidades de zinco, cálcio, selênio e fósforo.
Usos medicinais
-
A bardana tem sido usado em muitos remédios populares como um dos melhores purificadores de sangue. Contém certos princípios diuréticos, que ajudam a expulsar produtos tóxicos do sangue através da urina.
-
A erva utilizada no tratamento de problemas de pele, como eczema (dermatite), psoríase, secura da pele, etc. As partes da planta têm sido utilizados como um remédio para problemas de fígado e vesícula biliar.
-
A efusão de sementes de bardana tem sido usada para doenças de garganta e tórax.
-
As folhas e hastes de bardana, além de seu uso como um vegetal, têm apetite estimulante e são um bom remédio para queixas de gás e indigestão (dispéptico).
No Japão, popular como gobo está sendo cultivada em uma escala maior como uma erva alimentar. Botanicamente, a bardana pertence à família das Asteraceae; No gênero de Arctium, e conhecido cientificamente como Arctium lappa.
Os praticantes da medicina tradicional chinesa usam a raiz de bardana para depurar as toxinas do sangue, e os Herbalistas louvam a raiz de bardana como um potente lutador contra o câncer. A evidência preliminar sugere que raiz de bardana pode mesmo impedir a metástase das células cancerosas.
Tire proveito da raiz de bardana
Confie na raiz de bardana para preencher deficiências nutricionais da dieta diária e para ajudar a impulsionar o sistema imunológico, promover uma boa saúde digestiva, e garantir uma pele radiante e saudável. Pode adicioná-la em pó aos batidos verdes, ou bebê-la como chá desintoxicante
Chá de raiz de bardana melhora o estado inflamatório e estresse oxidativo em pacientes com osteoartrite do joelho.
Pubmed 25350500 Estudo Humano
Um isômero de ácido dicafeoilquínico da bardana Arctium lappa tem uma potente atividade antiúlcera.
Pubmed 25640125 Estudo Animal
Arctigenin da bardana inibe STAT3 e exibe potencial anticancerígeno em câncer de mama triple-negativo humano
Pubmed 27861147 Estudo Animal e In Vitro
Os extratos da raiz da bardana podem ser benéficos no tratamento da diabetes. Pubmed 28348972 Estudo Animal
O extrato de raiz da bardana é um agente promissor na prevenção da aterosclerose. Pubmed 26746431 Estudo Animal
Obs: há mais estudos como estes acima relacionados mostrando outros estudos científico da bardana que ajudam na prevenção e no tratamento de várias doenças.
Ao clicar nos números você será direcionado ao resumo da publicação científica.
Raiz de bardana crua - Valor nutricional por 100 g (Fonte: Base de Dados Nacional de Nutrientes do USDA)
Princípio Valor nutritivo Percentagem de RDA
Energia 72 Kcal 3,5%
Carboidratos 17,34 g 13%
Proteína 1,53 g 3%
Gordura total 0,15 g <1%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra dietética 3,3 g 8%
Vitaminas
Folato 23 mg 6%
Niacina 0,300 mg 2%
Ácido pantotênico 0,321 mg 6%
Piridoxina 0,240 mg 18%
Riboflavina 0,30 mg 2%
Tiamina 0,010 mg 1%
Vitamina A 0 UI 0%
Vitamina C 3 mg 5%
Vitamina E 0,38 mg 2,5%
Vitamina K 1,6 mg 1%
Eletrólitos
Sódio 5 mg <1%
Potássio 308 mg 6,5%
Minerais
Cálcio 41 mg 4%
Ferro 0,80 mg 10%
Magnésio 38 mg 9%
Manganês 0,232 mg 10%
Fósforo 51 mg 7%
Selênio 0,7 mg 1%
Zinco 0,33 mg 3%
Fitonutrientes
Caroteno a 0 mg -
Caroteno-ß 0 mg -
Crípton-xantina-ß 0 mg -
Luteína-zeaxantina
Raiz de bardana crua
Valor nutricional por 100 g (Fonte: Base de Dados Nacional de Nutrientes do USDA)
Princípio Valor nutritivo Percentagem de RDA
-
Energia 72 Kcal 3,5%
-
Carboidratos 17,34 g 13%
-
Proteína 1,53 g 3%
-
Gordura total 0,15 g <1%
-
Colesterol 0 mg 0%
-
Fibra dietética 3,3 g 8%
-
Vitaminas
-
Folato 23 mg 6%
-
Niacina 0,300 mg 2%
-
Ácido pantotênico 0,321 mg 6%
-
Piridoxina 0,240 mg 18%
-
Riboflavina 0,30 mg 2%
-
Tiamina 0,010 mg 1%
-
Vitamina A 0 UI 0%
-
Vitamina C 3 mg 5%
-
Vitamina E 0,38 mg 2,5%
-
Vitamina K 1,6 mg 1%
-
Eletrólitos
-
Sódio 5 mg <1%
-
Potássio 308 mg 6,5%
-
Minerais
-
Cálcio 41 mg 4%
-
Ferro 0,80 mg 10%
-
Magnésio 38 mg 9%
-
Manganês 0,232 mg 10%
-
Fósforo 51 mg 7%
-
Selênio 0,7 mg 1%
-
Zinco 0,33 mg 3%
-
Fitonutrientes
-
Caroteno a 0 mg -
-
Caroteno-ß 0 mg -
-
Crípton-xantina-ß 0 mg -
-
Luteína-zeaxantina