Chanana
Chanana > Turnera Subulata
Além de suas flores enfeitar o jardim, ela tem propriedades medicinais, sendo utilizada como antioxidante, anti-inflamatório e antibacteriana na medicina tradicional.
Propriedades medicinais
A chanana tem várias propriedades medicinais e por isso ela oferece vários benefícios à saúde, tais como:
-
ação antibacteriana – combate infecções, como por exemplo, urinárias
-
expectorante – ajuda no tratamento da bronquite e alívio da tosse
-
antidepressiva e ansiolítica – pode beneficiar pessoas com depressão e ansiedade.
-
tem propriedade digestiva – melhorando a função digestiva, e a prisão de ventre
-
possui efeitos semelhantes aos hormônios femininos – aliviando cólicas menstruais e secura vaginal
-
apresenta ação hipoglicemiante – tem a capacidade de prevenir o aumento dos níveis de açúcar no sangue, podendo ajudar no controle da diabete
-
propriedade afrodisíaca – melhora a libido sexual e ajuda no tratamento da impotência
>>>>>>
Além dessas propriedades, a chanana alivia os efeitos colaterais provocados pelo tratamento convencional do câncer e dos medicamentos de HIV. O estudo também envolveu o uso do chá da chanana e sua aplicação em portadores do vírus HIV, promovendo a diminuição dos efeitos colaterais de remédios alopáticos utilizados no tratamento clínico, e também promovendo a melhora do sistema imunológico dos pacientes.
Chanana contra os efeitos colaterais da quimioterapia
A chanana vem sendo estudada há muito tempo. A chanana também possui utilização na medicina popular há muito tempo, por conta dos resultados obtidos no uso popular surgiu alguns estudos para avaliar suas propriedades farmacológicas.
Um desses estudos vem sendo feito há décadas pela professora-doutora Terezinha Rego, do Departamento de Farmácia da UFMA. Nesse estudo foi utilizado o extrato da chanana em pacientes portadores do câncer, principalmente após as sessões de radioterapia e quimioterapia, e obteve-se a diminuição dos efeitos colaterais desses tratamentos, reduzindo o mal estar e as ânsias de vômito.
>>>>>>
Fitoterapia associada à antibioticoterapia: potencialização da atividade antibiótica contra Staphylococcus aureus resistente à Meticilina.
Um estudo descobriu que a planta potenciou a atividade antibiótica contra a resistência à Meticilina do Staphylococcus aureus. Sugerindo, portanto, que extrato de Turnera ulmifolia possa ser usado como um recurso com atividade modificadora de resistência, constituindo uma arma contra o problema da resistência bacteriana aos antibióticos demonstrado em cepas de MRSA.
As propriedades anti-inflamatórias de Turnera Subulata têm sido avaliadas como uma abordagem farmacológica alternativa para o tratamento de vários processos inflamatórios. foram avaliados compostos de flores e folhas de Turnera Subulata, que podem modular o processo inflamatório. As propriedades anti-inflamatórias observadas com tratamentos com extratos de Turnera Subulata estão correlacionadas com a presença de flavonoides, o que aponta para o envolvimento desses compostos na inibição da síntese e atividade de diferentes mediadores pró-inflamatórios. De modo geral, os resultados fornecem evidências científicas que apoiam o uso de flores e folhas de Turnera Subulata na medicina popular para distúrbios inflamatórios, que podem ser aplicadas como uma alternativa para auxiliar nesse tratamento. Os dados nesse estudo destacam esta planta como uma opção para obtenção de extratos para formulações fitoterápicas para tratamento e/ou prevenção de doenças crônicas. PMID: 35164352
>>>>
A Chanana é uma planta alimentícia não convencional. As flores se abrem durante o ano inteiro. Com sabor leve e doce, as flores devem ser utilizadas frescas para adornar pratos e coquetéis, como ingrediente em preparo de geleias, chás ou até mesmo podem ser consumidas cruas em saladas doces e salgadas.
Quem a considera erva daninha, provavelmente, não sabe que a chanana é uma PANC: suas flores podem ser consumidas in natura; suas folhas podem ser submetidas a infusão para preparação de chás ou secas e moídas, e utilizadas como tempero, chamado de oreganillo.
As folhas da chanana também podem ser utilizadas secas ou frescas, para fazer chá. Outra utilidade culinária das folhas é como tempero, sendo usadas trituradas ou moídas, para dar mais sabor e aroma às receitas.
>>>>
Chá da chanana
O consumo da chanana para fins medicinais pode ser por meio de chá ou extrato.
Segue a receita do chá:
Ingredientes
-
6 folhas de chanana
- 200 ml de água fervida
Preparo
Ferva 200 ml de água
Quando levantar fervura, coloque as folhas nessa água e ferva por mais 2 minutos.
Deixe esfriar.
Em seguida, coe e beba.
Dosagem de Consumo
O recomendável é beber 200 ml, ao dia.
>>>>>
Na região nordeste do Brasil, é muito usada no tratamento de disfunções menstruais, como cólicas e ausência de menstruação, sendo ainda recomendada no tratamento de tumores, doenças gastrointestinais, gripes e problemas respiratórios.
>>>>>
Esta espécie é cultivada para fins ornamentais, devido ao belo efeito que suas flores no jardim: suas belas flores se abrem pela manhã e se fecham logo após o meio-dia. Embora esta espécie também ocorra espontaneamente, a facilidade na dispersão de suas sementes e o rápido crescimento fazem da chanana uma espécie, muitas vezes, considerada invasora (daninha), por proliferar no meio de outras plantas. Por conta desse proliferamento, ela prejudica o crescimento de outras plantas.
Esta espécie se apresenta, comumente, como uma erva perene, com cerca de 50 cm de altura.
>>>