As fitossubstâncias e os Fitonutrientes são ativos presentes nos vegetais, nas frutas e nas ervas medicinais que tem ação farmacológica. Foram confirmados por estudos científicos fitossubstâncias e Fitonutrientes com ações farmacológicas: 
        Analgésica, Ansiolítica, Antiapoptótica, Antiadipogênica, Antialérgica, Antiandrógena, Antiangiogênica, Antiansiedade, Antiaterogênico, Antibacteriana, Anticarcinogênica, Anticoagulante, Anticolesteroide, Anticonvulsiva, Antidepressiva, Antidiarreica, Antiespasmódica, Antifibrótica, Antifúngicas, Antiglicação,  Antihipertensiva, Antiproliferante, AntiHIV, Anti-infecciosa, Anti-inflamatória, Antimetástica, Antimicrobacteriana, Antimicrobiana, Antineoplásica, Antioxidante, Antiparasitárias, Antiplaquetas, Antipalúdicas, Antinociceptiva, Antiproliferativa, Antiprotozoário, Antitrombótica, Antitumor, Antiúlcera, Antivirais, Apoptóticas, Broncodilatadora, Cardioprotetora, Cardiovasculares, Chemopreventiva, Chemosensibilizadora, Colagoga, Colerética, Citoprotetora, Dermatológica, Desintoxicante, Fibrinolíticas, Diuréticas, Fotoprotetora, Galactogoga, Gastroprotetora, Gastrointestinais, Hematopoiética, Hipnóticas e Sedativas, Hipoglicêmicas, Hipolipidemia, Hipotensiva, Imunomoduladora, Imunossupressora, Imunoestimulante, Leishmanicida, Lipolítica, Neocardiogênica, Neuritogênica, Neurogênese, Neuroprotetora, Osteogênica, Pancreato Protetiva, Profilática, Osteoprotetora, Quimioprotetora, Radioprotetora, Quimioterapêutica, Regenerativa, Secretagoga, Renoprotetora, Supressora de oncogenes, Teratógena, Telomere Protetiva, Termogênica, Serotonérgica, Uterotônica, Vasodilatadora, Vasoprotetora.              

 

 Fitonutrientes
       Às vezes referido como fitoquímicos, os fitonutrientes são componentes encontrados em uma variedade de diferentes tipos de alimentos, especialmente plantas. Embora não seja especificamente classificados como nutrientes que são essenciais para a vida, os fitonutrientes contêm elementos que podem ajudar a promover a boa saúde. Porque muitas vezes contêm antioxidantes e compostos que são anti-inflamatórios naturais esses alimentos são por vezes conhecido por super alimentos. Os fitonutrientes são substâncias encontradas nas plantas alimentícias e nas ervas medicinais e têm funções específicas no nosso organismo. A cada dia, cientistas descobrem novos fitonutrientes e sua ação na saúde, na longevidade e na jovialidade. São descobertas que possibilitam saber o poder protetor, de prevenção e até de cura das ervas, frutas, flores, condimentos e dos vegetais. Essas substâncias causam interesse pela possibilidade de combaterem o câncer, as doenças cardíacas, o envelhecimento e até contribuir para a longevidade e para jovialidade. Há centenas de substâncias chamadas de fitonutrientes.
    Já se sabe que uma alimentação equilibrada é peça chave para a prevenção e a manutenção da saúde e que, ao incluir um copo de um suco de frutas todos os dias, como parte de uma alimentação saudável e variada‚ é uma excelente maneira de aumentar a ingestão de importantes nutrientes vitais para a boa saúde.
      Mas vamos ser realistas, com o estresse da vida moderna, nem sempre é possível a ingestão de várias porções de frutas, legumes e vegetais. Também, há grupos de pessoas que não têm condições de se alimentar nesta quantidade, tais como os idosos, por sua condição fisiológica, dificuldade de mastigação; ou as crianças, que geralmente são avessas a esses alimentos. Há também as grávidas e os esportistas que precisam de quantidades bem maiores de nutrientes.
   Os médicos, pelo menos a maioria, devido ao desconhecimento sobre a eficácia dos fitonutrientes, e às vezes esperando maiores comprovações, e outros, sob posições retrógradas, deixam de experimentar ou até mesmo de sugerir um fitonutriente.
    Para todos esses grupos e todas as deficiências, há suplementos que podem fornecer os nutrientes escassos. A combinação de fitonutrientes, se forem escolhidos e usados de forma adequada, desempenha um papel muito importante, traz benefícios reais à saúde.
   Há um número de frutas e vegetais que contêm um ou mais exemplos de Fitonutrientes. A soja é considerada uma das principais fontes de fito elementos base. Para além dos níveis elevados de proteína, a soja também contêm isoflavonas e os inibidores de proteases que podem melhorar a saúde cardiovascular. Outros tipos de leguminosas também são ricos em fitonutrientes, como ervilhas, lentilhas e feijão.
     Vários outros vegetais são grandes fontes de fitonutrientes. O Brócoli é rico em Selênio e Lignanos, assim como a Vitamina C. As Batatas doces fornecem uma excelente fonte de Betacaroteno.
   Frutas fornecem uma variedade de fitonutrientes. A maioria das frutas cítricas fornecem quantidades substanciais de Ácidos Ferúlico e Ácido Oxálico, bem como criptoxantina e Vitamina C. Os tomates são ricos em Licopeno, bem como uma excelente fonte de Vitamina C e Betacaroteno. Mirtilos proporcionam uma excelente fonte de Ácido tânico, Antocianinas e Lignanos.
   Outros tipos de alimentos e intensificadores de sabor incluirão algumas formas de fitonutrientes também. Sementes de linho são um excelente exemplo. Ambas as sementes e o óleo que é produzido a partir das sementes têm quantidades saudáveis ​​de Lignanas. Além de melhorar o sabor dos alimentos, o alho irá fornecer doses de vários Thiosulphonates. Os pimentões são ricos em Capsaicina ou pimenta de Caiena, que é considerado por muitos herbologistas para ser nada menos um alimento para o coração.
    Enquanto os Fitonutrientes não são considerados os nutrientes essenciais da vida, eles são excelentes fontes para ajudar a manter um corpo saudável e mente. Certifique-se de incluir pelo menos algumas das frutas, legumes e especiarias que contêm estes elementos importantes na dieta diária será útil na manutenção do bem-estar físico e mental.
 
Arginina Alfa Ceto Glutarato - Potente vasodilatador
       Arginina - Alfacetoglutarato é um precursor da síntese do Óxido Nítrico, sendo este um potente vasodilatador, promovendo melhor irrigação sanguínea dos tecidos, nomeadamente do tecido muscular. Uma maior irrigação promove maior transporte muscular de nutrientes, oxigênio, mensageiros químicos, entre outros, e uma rápida eliminação das substâncias tóxicas acumuladas, como Ácido láctico, Amônia, etc., ocasionando assim, o aumento da massa muscular, melhorando todo o metabolismo muscular e a regeneração do músculo durante e após o exercício. Desta forma, todos os processos metabólicos relacionados, nomeadamente, com a atividade física, são melhorados e potencializados. A AAKG também é usada como um suplemento nutricional de auxílio à imunidade para ajudar no metabolismo de aminoácidos e na disfunção erétil.
Propriedades
  •  Estimular a vasodilatação e oxigenação muscular • Aumentar o desempenho desportivo e sexual • Conferir resistência • Máxima definição muscular • Aumentar massa muscular.
  • L-Arginina é convertida para Óxido Nítrico, uma substância importante para a saúde arterial. Uma pesquisa feita por Furchgott e outros mostraram que o Óxido Nítrico relaxa o músculo liso arterial, dilatação das artérias coronárias em até 50%. No entanto, o Óxido Nítrico desaparece depois de alguns segundos, por isso deve ser reabastecido em um taxa constante para manter as artérias abertas e relaxadas. Falta de Óxido Nítrico está associado com constrição de artérias, danos ao revestimento arterial, e crescimento de placa acelerado. L-Arginina encolhe placa coronária, corrige "disfunção endotelial", melhora a sensibilidade à insulina, é anti-inflamatório.
Estudos
Alfaceto ácidos podem aumentar tolerância ao treinamento para atletas Os suplementos de Alfaceto ácidos, análogos de aminoácidos, podem melhorar a tolerância ao exercício físico e aumentar o estado de tensão de recuperação, diz um novo estudo. Pesquisadores da Universidade de Ulm, na Alemanha, e da Universidade Southeast, em Nanjing na China, explicaram que a diminuição da tolerância ao exercício pode estar relacionada a um acúmulo de amônia no corpo, chamada de hiper amonemia. Há hipótese de que os Alfaceto ácidos podem oferecer benefícios, porque são fontes de nitrogênio dos aminoácidos livres. Eles são convertidos no corpo por um processo chamado de transaminação, reduzindo assim os níveis celulares de amônia.
A fim de testar esta hipótese, os pesquisadores forneceram, diariamente, durante cinco semanas, suplementos de Alfaceto ácidos para homens não treinados e descobriu-se que esta associação promove melhorias na tolerância ao exercício e efeitos do treinamento.
O exercício físico é de grande importância para a saúde pública, escreveram eles no Jornal da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva. Este estudo mostrou que a suplementação nutricional com Alfaceto ácidos em indivíduos saudáveis, não treinados melhorou significativamente a tolerância ao exercício, os efeitos do treinamento, e o estado de estresse de recuperação.
Por isso, as observações para comprovar os benefícios potenciais de suplementos de Alfaceto ácidos em indivíduos durante formação ativa será de valor científico e clínico. Segundo estudo liderado pela Ulm Yuefei Liu, os pesquisadores recrutaram 33 jovens adultos jovens não treinados, do sexo masculino, e submeteram todos a quatro semanas de treinamento.
         Os participantes foram aleatoriamente designados para um dos três grupos: o primeiro grupo recebeu Alfacetoglutarato (0,2 gramas por quilograma de peso corporal por dia, Evonik Rexim SAS, França); ceto-ácidos de cadeia ramificada (0,2 gramas por quilograma de peso corporal por dia, Evonik Rexim SAS, França); ou um placebo isso calórico. A intervenção teve prosseguimento durante uma semana após o fim do regime de formação. Os resultados mostraram que a suplementação com Alfacetoglutarato ou com ceto-ácidos de cadeia ramificada foi associada às melhorias significativas no volume de treinamento, potência máxima e torque muscular, em comparação com o placebo grupo. Além disso, no grupo de placebo foram relatados níveis mais elevados de stress emocional geral e exaustão, em comparação com o grupo Alfaceto ácidos.
        Os pesquisadores afirmaram que este é o primeiro estudo para investigar os efeitos da suplementação de Alfaceto-ácidos em treinamento físico. Embora o mecanismo subjacente dos efeitos da suplementação de Alfaceto ácidos em exercício físico ainda não seja claro, temos demonstrado o impacto benéfico da suplementação com Alfaceto ácidos em indivíduos não treinados. Mais estudos são necessários para esclarecer se a suplementação com Alfaceto ácidos afeta a homeostase de aminoácidos e metabolismo de Amônia durante e após o exercício físico, eles concluíram.
 Concentração recomendada - Via oral, doses diárias recomendadas de 3,0 gramas por dia com estômago vazio, preferencialmente pela manhã e uma hora antes do treino. Tolerável até 6000 mg ao dia, melhor tomar com o estômago vazio.
Interação medicamentosa - Potencializa os efeitos dos Hipotensores. 
Referência: DANIELLS, Stephen. Alfa-ceto ácidos podem aumentar tolerância ao treinamento para atletas. Breaking News on Supplements & Nutrition - North America 2012.
DL Metionina - Nutricionalmente Essencial
DL-methionine (Racemetionina) Sinônimo: DL-2-Amino-4-(methylthio) butyric acid
Metionina, aminoácido essencial, é a forma racêmica do Ácido Aminometiltiobutírico, participando da síntese protéica e como precursora da Glutationa.
Propriedades estudos indicações
         DL-Metionina é indicado no tratamento de intoxicação causada por Paracetamol para impedir dano hepático. Tratamento de assaduras em lactentes. Controle de odor, dermatite e ulceração causados pela urina amoniacal em adultos incontinentes. Coadjuvante no tratamento de hepatopatias. Estimula a síntese de Glutationa, diminui pH urinário, ajuda aliviar sintomas de artrite e reumatismo. DL-Metionina é usada para fortificar o valor nutricional de rações.
Concentração recomendada
        Adultos: acidificante urinário: via oral, 200mg, 3 ou 4x/dia. Pode ser ingerida com alimentos. Antídoto do Paracetamol: via oral, 2,5g cada 4 horas, até a dose total diária de 10g. A primeira dose deve ser ingerida entre 8 a 12 horas após a intoxicação. Hepatopatias: 1g v.o, 3x/dia. Informações Técnicas - Crianças: Acidificante urinário: via oral, o conteúdo de uma cápsula (200mg) diluído em água ou suco. Antídoto do Paracetamol: crianças entre 3 a 11 anos: v.o, 1g (cápsula) cada 4 horas, até a dose total diária de 4g. A primeira dose deve ser ingerida com alimentos.
Reações adversas Náusea, vômito, sonolência e irritabilidade.
          Precauções - Manter alimentação protéica adequada pois a criança pode perder peso. - Suspender o uso se não houver melhora clínica em 10 dias pois pode causar exantema. - O tratamento de primeira escolha na intoxicação por overdose de Paracetamol é a Acetilcisteína. A Racemetionina não é usada em situações emergenciais na ausência da Acetilcisteína. - Doses elevadas podem realçar a toxemia de doença hepática.
Contraindicações - Metionina é contraindicada aos pacientes com doença hepática grave, pois pode precipitar encefalopatia hepática.
Faça crescer tecido cerebral com Taurina
       Taurina, um aminoácido pouco reconhecido, pode fazer o que se pensava ser impossível: estimular o crescimento de novas células cerebrais nos adultos. Este fato cria um novo paradigma na nossa maneira de abordar o declínio cognitivo relacionado com o envelhecimento, bem como a abordagem da doença de Parkinson e de Alzheimer. Os níveis deste aminoácido decrescem com a idade, deixando o cérebro sem proteção. Já sabíamos que a ingestão de 1.7 gramas do Ômega-3 DHA aliada ao exercício aeróbico proporcionava um aumento das conexões neuronais, mas agora sabemos que a suplementação com taurina pode restaurar os seus níveis e melhorar a função cerebral.
      A Taurina também está associada à função cardiovascular e à longevidade. As pessoas com doenças metabólicas (diabetes) têm baixos níveis de Taurina o que incrementa o risco de doença cardíaca. A suplementação com Taurina associada à Metformina  demonstrou uma redução dramática na lesão dos tecidos corporais, nomeadamente no tecido cerebral.