Galangal ou galanga – Alpinia galanga
A Galanga é usada como tempero e remédio.
A herborista, Hildegard de Bingen, chamava a Galanga de “tempero de vida”
Tem um sabor forte. Pelo seu gosto agradável e por seus ótimos benefícios ao organismo de quem a consome regularmente, faz parte do hábito de muitas pessoas ao redor do mundo.
Durante os séculos 13 a 14, a Galanga foi usada pelos povos turcos como um chá, e pelos árabes como um estimulante para os seus cavalos. Ela foi amplamente utilizado em todo o Oriente como um rapé para infecções nasais e na Europa e na Ásia como um estimulante afrodisíaco. Atualmente a Galanga é mais utilizada em países como a Tailândia, onde além de tempero é também um medicamento, na França como tempero e na Rússia para fazer vinagres e licores. A Galanga é uma planta da família do Gengibre, embora não tenha a mesma popularidade, possui muitas propriedades parecidas e é semelhante ao Gengibre. No entanto, um paladar mais atento vai revelar a diferença, pois o sabor da Galanga é mais apimentado do que o do Gengibre.
A Galanga também tem um próspero mercado na Índia, onde não só é valorizado como uma especiaria, mas também como um perfume para fazer desodorantes.
Seu uso provoca um efeito positivo na circulação do sangue e no sistema nervoso central. Isto influencia positivamente a concentração, a memória e outras funções cognitivas. O ligeiro efeito psicoativo é sentido pouco depois de mastigar ou tomar algumas colheres de chá de Galanga. É sentido uma sensação de calor, clareza de raciocínio e alterações na percepção, sobretudo no campo visual. A Galanga aumenta e estimula o fluxo sanguíneo no corpo e no cérebro. Também é usada como estimulante sexual.
Benefícios do seu uso
Seu consumo é indicado principalmente para reumatismos, gripes e resfriados, mau hálito, problemas estomacais como má digestão, náuseas e enjoos, bronquite, úlceras, cólera, artrite, gases intestinais, malária, má circulação sanguínea, especialmente nas mãos e pés, diarreia e soluços. Dentre todos os seus benefícios ela se sobressai por proporcionar alívios aos problemas digestivos.
Propriedades Medicinais: afrodisíaco, antibacteriano, antifúngico, antirreumático, antitumoral, aromática, carminativo, diaforético, estimulante, tônico digestivo.
Usos Tradicionais: artrite reumatoide, bronquites, cândida, catarro, cólera, dispepsia, gases intestinais, indigestão, leucemia, malária, náuseas, resfriados, sarampo, soluços, úlceras.
Na culinária, os rizomas são utilizados em caris e sopas. Os brotos jovens são comidos crus ou fervidos. É possível usar Galanga como especiaria em refeições com arroz e para saborizar vinagres.
Como consumir?
Além de ser usada como tempero, pode se fazer um licor ou prepara-se o chá da Galanga com 5 grama para 2 xícaras de água, e ferver por 2 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar mantendo tampada a vasilha. Então, tome uma xícara de chá por vezes. Tomar duas xícaras ao dia.
Onde encontrar?
No Brasil a Galanga não é facilmente encontrada.
Alpinia Galanga contém um composto com atividade contra bactérias multirresistentes.