Você não vai ouvir ninguém dentro do estabelecimento médico convencional recomendar ou prescrever a semente de linhaça.
Mas isso não deve nos impedir de usá-la? Como alimento, a semente de linhaça é extremamente segura e acessível. Isso por si só é motivo suficiente para dar atenção prioritária quando se trata de intervenções preventivas alimentares ou funcionais para condições graves que a própria medicina convencional admite que não tem soluções eficazes.
Evidência de que a linhaça é um alimento que reverte doença cardíaca
A semente da linhaça contêm propriedades importantes para a saúde do coração, que a investigação científica está apenas começando a revelar. Devemos esperar em torno por ensaios randomizados, controlados com placebo, duplo-cego e aprovação do FDA, para tirar proveito dos seus benefícios ou começar a incorporar essas maravilhosas semente as nossas refeições agora? Felizmente, é uma escolha que você ainda tem que fazer por si mesmo.
A literatura, disponível gratuitamente na base de dados da Pubmed, revela um número crescente de alimentos, nutrientes e compostos vegetais com propriedades para ajudar na reversão de doenças cardiovasculares.
É claro que a grande maioria desses estudos é de natureza pré-clínica e não-humana, pois apenas muito capital precioso flui para a pesquisa de substâncias naturais que, por sua própria natureza, não concedem patentes, portanto, oferecem pouco ou nenhum retorno sobre o investimento. Nem revelam facilmente os seus segredos através da ótica da farmacologia. Isso não significa, no entanto, que devemos esperar por ensaios multicêntricos randomizados, duplo-cegos, controlados por placebo, para levar alguns desses dados a sério, deixando-nos guiar para fazer mudanças dietéticas e de estilo de vida simples que poderiam de fato prevenir ou regredir a doença no mesmo momento em que, com certeza, nos está alimentando.
Se até a ciência está mostrando que um alimento simples poderia superar um remédio químico altamente nocivo, então cabe a nós incluir esses alimentos em nosso menu diário.
E se houvesse um alimento repleto de Fitonutrientes, que custa centavos por dia e que pode reduzir muito o risco de morrer de câncer e não apenas estes, mas de dezenas de outras doenças que expõe sua vida a riscos? Você aceitaria? A boa notícia é que já existe: bem-vindo ao incrível potencial nutricional e medicinal da linhaça!
Aqui neste tópico vou lhe dar algumas das 70 razões para comer mais Linhaça e você vai encontrar os resumos das evidências que mostram o enorme potencial desta semente na prevenção e / ou tratamento de até 70 condições de saúde.
Devo comer as sementes moídas ou inteiras?
Para aqueles que estão interessados na melhor forma de tirar proveito dos muitos benefícios para a saúde de linhaça, mas não tem certeza qual é a melhor maneira de consumi-lo, vamos abordar algumas das questões mais comuns abaixo.
Primeiro, tenha em mente que a linhaça que para preservar a preciosa carga altamente terapêutica dos seus ácidos graxos poliinsaturados, aminoácidos e outras fitonutrientes e vitaminas é preciso se preocupar em refrigera-lo. Uma vez que a semente é moída e expostas ao ar, a luz, as flutuações ambientais de temperatura, e do tempo, ele começa a oxidar e degradar. É por isso que devemos fazer a moagem de suas sementes em um moedor ou liquidificador para garantir o máximo de frescor. Enquanto eu acho que essa é uma ótima idéia, nem todos terão o tempo ou vontade de aderir a esta rotina diária. É por isso que alguns compram a semente da linhaça moída. Eu não sou contra a prática. Minha única condição é que o comprador se certifique de que o fabricante tenha liberado do recipiente o oxigênio para não ficar no pacote no momento da fabricação.
Seja criativo com a linhaça: farinha de linhaça é uma excelente adição para smoothies ou para polvilhar sobre os alimentos que têm um índice glicêmico elevado, por exemplo, massas, cereais. A refeição com linhaça vai desacelerar a decomposição dos hidratos de carbono complexos e os picos de açúcar no sangue, portanto, sem corte e elevações concomitantes em insulina. Além disso, a fibra é excelente para ajudar a contribuir para a regularidade do intestino (isto é útil para ir mais ou o suficiente).
Sementes consumidas pode induzir uma ação funcional ao longo do trato digestivo e estes são melhores quando eles são tomados como geléia ou seja a mucilagem hidratada. As sementes integrais também tendem a extrair toxinas no corpo e absorver o fluido e incham numa massa gelatinosa no interior do corpo - Desta forma, as sementes se transformar em laxante leve e são benéficos para o corpo.
A chave, é claro, é sempre ficar hidratado quando se utiliza a semente de linhaça, uma vez que ela absorve liquido.
Linhaça reduz a pressão arterial e diminui os níveis Oxylipin
Pesquisa feita em São Bonifácio Centro de Pesquisa do Canadá Hospital e da Universidade de Manitoba descobriu que tomar linhaça como um suplemento pode reduzir significativamente pressão arterial - especialmente entre os pacientes com doença arterial periférica, hipertensão e pressão arterial elevada.
A doença arterial periférica é normalmente acompanhada por hipertensão ou pressão arterial elevada. A doença arterial periférica ocorre quando as paredes dos vasos sanguíneos são estreitadas por todo o corpo tornar-se mais espessa, com um acúmulo de placa de ateroma. Muitas vezes isso é mais pronunciada entre os vasos sanguíneos das pernas. Este espessamento e acúmulo de esta placa irá aumentar a pressão arterial porque os vasos sanguíneos tornam-se menos elástica.
O St. Boniface e pesquisadores da Universidade de Manitoba deu cento e dez pacientes com doença arterial periférica um placebo ou trinta gramas de semente de linhaça moída todos os dias durante seis meses.
Após seis meses, o grupo da linhaça tinha marcado níveis significativamente mais baixos de oxylipins. Oxylipins são conhecidas por serem ligados com o dano arterial, trombose , hipertensão e doença cardiovascular em geral. Uma pesquisa recente da Universidade Thomas Jefferson da Filadélfia tem ligado os níveis altos oxylipin com a diabetes também.
Oxylipins são formadas quando os ácidos gordos poliinsaturados (PUFAs) tornam-se oxidados. Esta formação de oxylipins pode ocorrer em lipídios, como a livre DHA e EPA, junto com os outros.
A pressão arterial do grupo do São Bonifácio e Universidade de Manitoba com a linhaça foi reduzida significativamente. A pressão arterial sistólica (SBP) era em média de 10 mm Hg inferiores aos do início do estudo, e a pressão sanguínea diastólica (DBP) foi inferior em 7 mmHg, em média.
A linhaça contém um determinado número de componentes que atuam em sinergia para reduzir o colesterol e a pressão sanguínea. Estes incluem o ácido alfa-linolénico, ácido linoleico, fibra, oligossacáridio e lignanas.
Referências:
Caligiuri SP, Aukema HM, Ravandi A, Guzman R, Dibrov E, Pierce GN. Consumo de linhaça reduz a pressão arterial em pacientes com hipertensão, alterando Oxylipins de circulação através de uma α-linolênico Induzida por Inibição da Solúvel Epoxide Hydrolase. Hipertensão. 2014 28 de abril.
Tourdot BE, Ahmed I, Holinstat M. O papel emergente da oxylipins em trombose e diabetes. Frente Pharmacol. 2014 07 de janeiro; 4:176. ECOLLECTION 2014 07 de janeiro.
Uma mistura de semente de linhaça, gergelim e de abóbora adicionado a uma alimentação habitual baixou triglicérides e CRP, TNF-alfa, IL-6 níveis
Tipo de estudo: Estudo Humano - Pubmed 24578648
Efeitos da mistura de sementes moídas na dieta sobre o status de ácidos graxos e marcadores inflamatórios em pacientes em hemodiálise. Os resultados deste estudo indicaram que a mistura de sementes de sésamo / abóbora / linho adicionados a uma dieta habitual reduziu os níveis de triglicerídeos e de CRP, TNF-alfa, IL-6, afetando o controle glicêmico e perfil melhorado de ácidos graxos e sintomas de prurido em pacientes em hemodiálise.
A suplementação de linhaça e uma dieta com baixo teor de gordura reduz a proliferação de epitélio prostático benigno e PSA.
Fatores dietéticos podem influenciar a próstata e ter um impacto no crescimento prostático e doença. Um pequeno número de estudos têm sugerido que linho-suplementado, dietas com restrição de gordura pode frustrar o crescimento do cancro da próstata, tanto em animais como em seres humanos. Desconhecido, entretanto, é o efeito potencial de tal dieta no epitélio prostático benigno.
Estes dados piloto sugerem que uma dieta suplementada com gordura, restrita a gordura, pode afetar a biologia da próstata e biomarcadores associados. Um ensaio clínico randomizado é necessário para determinar se a suplementação de linhaça, uma dieta com baixo teor de gordura ou uma combinação dos dois regimes pode ser útil para controlar o crescimento prostático global. PubMed 15134976 Tipo de estudo: Estudo Humano
O óleo de linhaça pode ser eficaz no tratamento da síndrome do túnel do carpo leve e moderada, especialmente na melhoria da gravidade dos sintomas e do estado funcional
Parece que o óleo de linhaça poderia ser eficaz na gestão da síndrome do túnel do carpo leve e moderada, especialmente na melhoria da gravidade dos sintomas e do estado funcional. Além disso, seu efeito sobre os parâmetros eletrodiagnósticos, especialmente sobre a velocidade de condução nervosa, pode ser considerado como um ponto valioso.
A síndrome do túnel do carpo com os tratamentos conservadores não podem reduzir a gravidade sintomática satisfatoriamente. Portanto, a eficácia do óleo de Linhaça na síndrome do túnel do carpo, como tratamento complementar, foi avaliada no presente estudo. O óleo de linhaça é uma preparação bem conhecida na medicina tradicional iraniana e seus efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e antioxidativos têm sido demonstrados em estudos anteriores. Pubmed 24887185 Tipo de estudo: Estudo Humano
A suplementação com óleo de linhaça e borragem aumentam a hidratação da pele em mulheres.
A perda de água transepidérmica foi diminuída em ambos os grupos de óleo em cerca de 10% após 6 semanas de suplementação. Foi determinada uma diminuição adicional após 12 semanas no grupo de óleo de linhaça. A avaliação da superfície da pele viva revelou que a rugosidade e a descamação da pele diminuíram significativamente com a semente de linhaça eo óleo de borragem comparando a semana 0 ea semana 12 (P <0,05). Com exceção da hidratação, nenhum dos parâmetros foi afetado no grupo placebo. Os dados presentes fornecem evidência de que as propriedades da pele podem ser moduladas por uma intervenção com lípidos dietéticos. O presente estudo foi realizado para avaliar o efeito da suplementação diária com óleo de linhaça e óleo de açafrão em voluntários saudáveis com pele sensível. Conclusão: Os dados fornecem evidências de que a ingestão diária de óleo de linhaça modula a condição da pele. Pubmed 18761778 Tipo de estudo: Estudo Humano
Proteja-se da radiação com Linhaça
Somos bombardeados todos os dias pela radiação prejudicial e, surpreendentemente, uma parteda nossa exposição à radiação vem de exames médicos, como raios-X e tomografias computadorizadas. O restante provém da radiação na terra, gás e radiação do espaço.
Como você se proteger da radiação? Coma suas sementes de linhaça.
Um estudo da Escola de Medicina de Perelman na Universidade da Pensilvânia descobriram que a linhaça pode ajudar a proteger os pulmões contra os danos causados pela radiação. Os investigadores acreditam que a linhaça pode também ter um papel na proteção de outros tecidos e órgãos saudáveis antes da exposição à radiação e reduz significativamente os danos, mesmo após a exposição.
De acordo com o investigador Melpo Christofidou-Solomidou, Ph.D., professor associado de pesquisa de Medicina Pulmonar, Alergia e Divisão de Terapia Intensiva, o estudo demonstra que a linhaça na alimentação, já conhecida por sua forte ação antioxidante e propriedades anti-inflamatórias, funciona como um mitigador e protetor contra os danos da radiação.
Em várias experiências separadas, os pesquisadores alimentaram um grupo de ratos com uma dieta suplementada com 10 por cento de linhaça três semanas antes de uma dose de radiação de raios-X do tórax. Um grupo de controle sujeito à mesma dose de radiação foi dada a mesma dieta mas sem o suplemento de linhaça. Depois de quatro meses, apenas 40 por cento do grupo de controle irradiados sobreviveram em comparação com 70 por cento dos animais alimentados com linhaça que foram irradiados.
Os pesquisadores apontam que a linhaça possui muitas outras qualidades que a tornam particularmente atraente como uma proteção contra os danos da radiação e um mitigador de exposição. A linhaça é seguro, é muito barato, é prontamente disponível, não há nada que você tem que sintetizar, Dr. Christofidou-Solomidou observou. Ela pode ser administrada por via oral.
Junto com outros pesquisadores, os autores estavam planejando futuros estudos-piloto sobre o potencial da semente de linhaça para a mitigação de danos nos pulmões em pacientes que aguardam transplantes de pulmão e aqueles submetidos a terapia de radiação.
Os pesquisadores já estão convencidos suficiente para incorporar a linhaça em sua própria rotina. Eu como todos os dias, disse o Dr. Cengel, observando:Os benefícios de saúde potenciais são significativos e não há nenhuma toxicidade conhecida, ele só faz sentido para mim.
Os elementos ativos na semente de linhaça
A linhaça também contém muitas vitaminas e minerais, incluindo vitaminas B-1, B-2, C, E, caroteno, lecitina, ferro, potássio, zinco, magnésio, cálcio e fósforo. A linhaça é rica em lignana fitonutriente, o que é benéfico na luta contra alguns tipos de câncer, vírus, bactérias e fungos. A linhaça também é rica em fibras solúveis e insolúvel que ajuda a regular o açúcar no sangue, reduz os níveis de colesterol e é benéfica para um sistema digestivo saudável.
A linhaça contém uma combinação saudável de ácidos graxos essenciais, aminoácidos, fibras, vitaminas e minerais que trabalham juntos para ajudar a prevenir muitas doenças e condições de saúde. A linhaça contém um equilíbrio saudável das gorduras "boas", ômega-3, ômega-6 e ômega-9 ácidos graxos. Estas gorduras essenciais são fundamentais para a saúde e funcionamento de todas as células do corpo, incluindo as células do cérebro que são compostos de 60% de gordura. As gorduras "más", ácidos gordos trans e saturados, não só destroem o corpo das boas gorduras, mas também são tóxicas para os sistemas imune e nervoso. Evidências científicas tem mostrado que as deficiências de ácidos graxos essenciais pode ser atribuído à causa de muitas doenças de hoje. As boas gorduras encontradas em sementes de linhaça ajudam construir células saudáveis no organismo, bem como remover os resíduos tóxicos das células.