Sabugueiro
   Meus avós o cultivavam no sítio e meus pais e
vizinhos também a plantavam, de modo que entre nós era um planta tão costumeira para fazer chás e xaropes. Mas faz décadas e de lá pra cá a espécie, que já não tinha cultivo comercial no Brasil, caiu em completo desuso.
    O mesmo não acontece em certos países asiáticos e europeus que se orgulham das bebidas e dos pratos feitos com suas flores e seus frutos.
    O Sambucus Nigra é uma planta que permite que tenhamos diferentes ingredientes, afinal flores e frutos têm usos diversos.  Em muitos países fazem licores e geleias e o suco de seus frutos são muito valorizado.
É uma planta que surpreendeu o cientista que realizou o estudo. Ela ajuda no controle de doenças graves.
  Embora existam vários mecanismos responsáveis pelos efeitos benéficos da sabugueiro e extratos de suas frutas, talvez o mais importante e mais bem estudados são os efeitos antivirais. Mumcuoglu, um virologista de Israel, foi o primeiro a descobrir os componentes da fruta do sabugueiro para neutralizar a atividade da hemaglutinina, picos encontrados na superfície de vários vírus.
  Quando esses pontos são desativados, a hemaglutinina dos vírus já não pode perfurar as paredes celulares ou entrar na célula e replicar.
      O extrato também tem atividade imunomoduladora em indivíduos saudáveis, bem como naqueles com infecções virais e outras doenças caracterizadas por imunossupressão. A produção de certas citocinas leva à ativação de fagócitos e facilita a circulação para os tecidos inflamados.
 Em muitos países fazem licores e geleias e o suco de seus frutos são muito valorizado.
<>><><><<>><<>><><><>

 

Chá da flor do sabugueiro

 

Geleia do fruto do Sabugueiro

Um bolo pão-de-ló simples para o chá da tarde enfeitado com flores de sabugueiro.
<>>>>>>>>>>>>>>>

Geleia da flor do Sabugueiro

<>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

 

Geleia do fruto do sabugueiro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Até vinho pode ser feito do fruto do sabugueiro

 

 

 

 

 

 

Sabugueiro
As propriedades antivirais e antimicrobianas foram demonstradas em extratos de Sambucus nigra.
Pubmed 28198157  Tipo de Estudo: Revisão
Os flavonóides da fruta de sabugueiro  se ligam e previnem a infecção por H1N1 in vitro. Pubmed 19682714  Tipo de Estudo: Estudo In Vitro
Extrato líquido de sabugueiro é ativo contra bactérias patogênicas humanas, bem como vírus influenza.
Pubmed 21352539 2011 Estudo In Vitro
Sambucus nigra contém ácidos triterpenóides antiproliferativos.Pubmed 28323490 P Estudo In Vitro
A fruta de sabugueiro parece ser um tratamento seguro e eficaz para a gripe A e B. Pubmed 9395631    Estudo Humano
A fruta de sabugueiro reduz significativamente a duração da infecção da gripe de forma segura.Pubmed 15080016    Estudo Humano
Ao clicar nos números grifados você será direcionado ao resumo da publicação científica.
><><><><><<<<<<<>><><

Fruto do sabugueiro
  Componentes ativos: O fruto do sabugueiro contém vários componentes de ação farmacológica. Entre eles estão os flavonoides quercetina e rutina, antocianinas identificadas como cianidina-3 glucosídeo e cianidina-3-sambubioside, a proteína hemaglutinina, a aglutinina III (SNA-III), glicosídeos cianogênicos, incluindo sambunigrin (5, 6 ácidos) viburnic, e vitaminas A e C.
      As antocianinas apresentam como estrutura básica o cátion 2-fenilbenzopiriliumou, mais simplificadamente, cátion flavilium. As diferentes antocianinas diferem apenas nos grupamentos ligados aos anéis nas posições 3' (R1), 4' (R2), 5' (R3), 3 (R4), 5 (R5), 6 (R6) e 7 (R7), que podem ser átomos de hidrogênio, hidroxilas ou metoxilas.

 

 ><<<<<<<<<<<<<<<<<<

chá do fruto do sabugueiro

Flor do Sabugueiro macerando para fazer licor

 

Xarope do fruto do sabugueiro

 

Xarope da flor do sabugueiro