Muitas plantas, incluindo espécies de Salvia, foram avaliadas por suas alegadas capacidades antioxidantes e / ou capacidade de melhorar distúrbios relacionados ao estresse oxidativo, uma vez que essas propriedades são comumente associadas à riqueza em compostos fenólicos.
Benefícios do chá de Sálvia
Embora as pesquisas sobre os efeitos da Sálvia na saúde sejam muito limitadas, há algumas evidências de que beber chá de sálvia pode trazer alguns benefícios. Aqui está uma olhada em várias descobertas da pesquisa disponível:
Ondas de calor e suor associados à menopausa
Há algumas evidências de que as folhas de Salvia podem ser benéficas para reduzir ondas de calor, suores noturnos e transpiração excessiva associados à menopausa. Em um estudo preliminar publicado na revista Advances in Therapy , por exemplo, os pesquisadores designaram 71 mulheres para oito semanas de tratamento com um comprimido de folha de Sálvia fresca uma vez ao dia. Os resultados indicaram uma diminuição das ondas de calor em 50% em quatro semanas e em 64% em oito semanas. Esses resultados foram relatados pela própria pessoa e estudos futuros são garantidos com controle versus assuntos de teste para eliminar o efeito placebo.
Mucosite Oral
Um dos efeitos colaterais mais comuns da quimioterapia e da radioterapia no tratamento do câncer, a mucosite oral ocorre quando o revestimento da boca se rompe e forma feridas ou úlceras dolorosas. Um estudo piloto publicado no Complementary Therapies in Medicine em 2016 indica que um enxágue bucal de Sálvia pode ajudar a aliviar a mucosite oral em pessoas submetidas à quimioterapia. 3 Para o estudo, as pessoas que receberam quimioterapia receberam cuidados orais básicos e gargarejo com Sálvia e Tomilho- enxágue oral de Hortelã-pimenta ou cuidados básicos isolados e foram avaliados nos dias 5 e 14. A incidência de mucosite oral foi menor no grupo que fez gargarejo com enxágue em comparação com aqueles que não usaram o enxágue. A maioria das pessoas que usam o enxágue com ervas em conjunto com os cuidados básicos orais não desenvolveu mucosite oral no dia 5. Mais estudos são necessários para validar a sálvia para mucosite oral.
Saúde do Cabelo
Os proponentes sugerem que a aplicação de enxágue de cabelo e couro cabeludo feito de uma combinação de chá de Sálvia e chá preto ou Alecrim pode promover o crescimento do cabelo ou escurecer os cabelos grisalhos como alternativa à tintura. Embora não haja suporte científico para essas afirmações, é possível que os taninos encontrados no chá preto ou Sálvia possam tingir temporariamente os cabelos de cinza. Quando usado para cabelos, os proponentes sugerem fazer o chá, deixando-o esfriar, e borrifá-lo nos cabelos grisalhos. Geralmente, é deixado por cinco a dez minutos e depois lavado normalmente. (Observe que o tanino do chá pode manchar toalhas e roupas.)
Colesterol alto
A pesquisa preliminar sugere que o chá de Sálvia pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol, de acordo com um pequeno estudo publicado no International Journal of Molecular Sciences em 2009. 4 Após quatro semanas de consumo regular de chá de Sálvia, os participantes tiveram uma redução no colesterol LDL e uma melhora no níveis de colesterol total. No entanto, não houve efeito sobre os níveis de glicose no sangue.