Muitas plantas, incluindo espécies de Salvia, foram avaliadas por suas alegadas capacidades antioxidantes e / ou capacidade de melhorar distúrbios relacionados ao estresse oxidativo, uma vez que essas propriedades são comumente associadas à riqueza em compostos fenólicos.
Benefícios do chá de Sálvia
Embora as pesquisas sobre os efeitos da Sálvia na saúde sejam muito limitadas, há algumas evidências de que beber chá de sálvia pode trazer alguns benefícios. Aqui está uma olhada em várias descobertas da pesquisa disponível:
Ondas de calor e suor associados à menopausa
Há algumas evidências de que as folhas de Salvia podem ser benéficas para reduzir ondas de calor, suores noturnos e transpiração excessiva associados à menopausa. Em um estudo preliminar  publicado na revista Advances in Therapy , por exemplo, os pesquisadores designaram 71 mulheres para oito semanas de tratamento com um comprimido de folha de Sálvia fresca uma vez ao dia. Os resultados indicaram uma diminuição das ondas de calor em 50% em quatro semanas e em 64% em oito semanas. Esses resultados foram relatados pela própria pessoa e estudos futuros são garantidos com controle versus assuntos de teste para eliminar o efeito placebo. 
Mucosite Oral
Um dos efeitos colaterais mais comuns da quimioterapia e da radioterapia no tratamento do câncer, a mucosite oral ocorre quando o revestimento da boca se rompe e forma feridas ou úlceras dolorosas. Um estudo piloto publicado no Complementary Therapies in Medicine em 2016 indica que um enxágue bucal de Sálvia pode ajudar a aliviar a mucosite oral em pessoas submetidas à quimioterapia. 3 Para o estudo, as pessoas que receberam quimioterapia receberam cuidados orais básicos e gargarejo com Sálvia e Tomilho- enxágue oral de Hortelã-pimenta ou cuidados básicos isolados e foram avaliados nos dias 5 e 14. A incidência de mucosite oral foi menor no grupo que fez gargarejo com enxágue em comparação com aqueles que não usaram o enxágue. A maioria das pessoas que usam o enxágue com ervas em conjunto com os cuidados básicos orais não desenvolveu mucosite oral no dia 5. Mais estudos são necessários para validar a sálvia para mucosite oral.
Saúde do Cabelo
Os proponentes sugerem que a aplicação de enxágue de cabelo e couro cabeludo feito de uma combinação de chá de Sálvia e chá preto ou  Alecrim pode promover o crescimento do cabelo ou escurecer os cabelos grisalhos como alternativa à tintura. Embora não haja suporte científico para essas afirmações, é possível que os taninos encontrados no chá preto ou Sálvia possam tingir temporariamente os cabelos de cinza. Quando usado para cabelos, os proponentes sugerem fazer o chá, deixando-o esfriar, e borrifá-lo nos cabelos grisalhos. Geralmente, é deixado por cinco a dez minutos e depois lavado normalmente. (Observe que o tanino do chá pode manchar toalhas e roupas.)
Colesterol alto
A pesquisa preliminar sugere que o chá de Sálvia pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol, de acordo com um pequeno estudo publicado no International Journal of Molecular Sciences em 2009. 4 Após quatro semanas de consumo regular de chá de Sálvia, os participantes tiveram uma redução no colesterol LDL e uma melhora no níveis de colesterol total. No entanto, não houve efeito sobre os níveis de glicose no sangue.

 

Possíveis efeitos colaterais
A Sálvia é comumente usada na culinária, o que pode levar você a acreditar que é totalmente seguro. Embora a Sálvia seja geralmente considerada segura quando usada nas quantidades normalmente encontradas em receitas de alimentos, a Sálvia contém tujona e cânfora.
Embora um limite superior seguro amplamente aceito ainda não tenha sido estabelecido, o relatório do Comitê de Medicamentos à Base de Plantas da Agência Europeia de Medicamentos da UE  recomenda um limite superior seguro de 6 mg de tujona em medicamentos usados ​​para fins medicinais.
Um estudo preliminar publicado no Chemical Central Journal sugere que três a seis xícaras de chá de Sálvia podem ser consumidas diariamente sem atingir os limites toxicológicos. Outro estudo, no entanto, sugere que a ingestão diária deve ser menor com base em suas descobertas de que o teor médio de tujona e cânfora é 4,4 mg / L e 16,7 mg / L, respectivamente, no chá alimentar e 11,3 mg / L e 25,4 mg / L no chá medicinal. A quantidade de tujona, cânfora e outros compostos extraídos no chá de Sálvia varia amplamente, dependendo de fatores que afetam a potência, como o processo de fabricação (por exemplo, métodos de colheita, secagem e extração) e tempo de maceração.
Mulheres grávidas não devem ingerir Sálvia além das quantidades normalmente usadas na culinária. A alta ingestão de tujona pode causar contrações uterinas.
Nativa do Mediterrâneo, Salvia tem uma das mais longas histórias como erva culinária, folclórica-espiritual e medicinal.   Dos antigos egípcios, romanos à meia-idade Euro-Ásia, esta perene usada para afastar os maus espíritos, preservar alimentos e tratar muitas condições nos sistemas nervoso, circulatório, respiratório, digestivo, metabólico e endócrino. Sálvia ou Salvia é o maior membro da família Lamiacea, com mais de 1000 espécies. O nome vem do latim Salvia que significa “salvar ou curar”. Seus sabores pungentes e aromas terrosos produzidos a partir de vários antioxidantes que atingem o valor de ORAC de 119.929. Compostos fenólicos dentro dos óleos essenciais de Salvia (como 1,8-Cineol, Cânfora, Pineno, Acetato de Bornila, Linalol, Carnosol, Ácido Cafeico, Ácido Tânico, Ácido Rosmarínico, Ácido Carnósico, Ácido Ursólico e muitos outros) protegem o DNA, células e tecidos contra estresse oxidativo e inflamação mostrando forte potencial no tratamento de câncer, diabetes tipo 2, colesterol alto, obesidade, infecções bacterianas e indigestão.
Sálvia demonstrou melhorar os casos de depressão e perda de memória.Os ingredientes ativos da Sálvia eliminam os radicais livres, protegem as células nervosas, aumentam as proteínas que aumentam o cérebro e melhoram os desequilíbrios neurais, levando a uma melhor cognição, memória e reduzindo as placas amilóides da doença de Alzheimer. Apenas cheirar extratos de Sálvia melhora a memória, o humor e o foco. Sálvia é um ingrediente cosmético comum que combate os sinais de envelhecimento, protegendo contra os danos do sol, pele inflamada ou infecções. Sálvia também melhora a saúde da mulher, desde o alívio dos sintomas digestivos durante a gravidez até o tratamento das ondas de calor da menopausa. Quer seja seca ou fresca, a Sálvia pode ser facilmente adicionada a muitas receitas, aumentando o sabor e o bem-estar.
Como fazer chá de sálvia
Para fazer chá de sálvia,  adicionar duas colheres de sopa de folhas frescas de sálvia picada (ou uma colher de sopa de folhas secas) a 3 xícaras com água quase fervendo. Deixa fervar por 1 minuto. Coe o chá para retirar as folhas.