Em mercados do Brasil são encontradas à venda as sementes de Gergelim preta e branca. De forma geral, ambas detêm um elevado conteúdo nutricional, no entanto, sabe-se que o Gergelim preto possui teor de fibras alimentares superior em comparação à branca e as demais variedades e, além disso, apresenta conteúdo mais elevado de Cálcio e Vitamina A.
 
Sementes de Gergelim é superior ao tratamento convencional com medicamentos artrite do joelho.
        A suplementação nutricional sempre foi e ainda tem sido ignorada e negligenciada na terapêutica convencional.
     Há alguns anos, se alguém falasse que as dores articulares proveniente, da artrite e da artrose e outras doenças poderiam ser melhoradas ou mesmo revertidas por um suplemento nutricional, seria desacreditado.
    É o caso da suplementação do Magnésio em vez de simplesmente suprimir os sintomas, remove a doença. As sementes são especialmente elevada em Cobre, Manganês, Cálcio, e Magnésio. As sementes de Gergelim são carregados com Magnésio. Talvez seja por isso que o Gergelim foi superior ao Tylenol na redução da dor em pessoas que sofrem de artrite do joelho.
    O organismo produz a maioria das substâncias de que necessita, mas, uma vez que a produção diminui com a idade, a oferta disponível delas torna-se deficitária. Supõe-se que essa seja uma das principais causas de muitas doenças. Temos que melhorar a suplementação nutricional para prover a quantidade de antioxidantes de que nosso corpo precisa.
  Quando provemos os nutrientes corretos nos níveis otimizados de que o corpo necessita para funcionar, estamos ajudando na prevenção das doenças.
      Na prevenção dos males advindo com o envelhecer devemos combinar as substâncias que podem contribuir para o controle e a prevenção. E, muitas vezes, isso é simplesmente uma questão de modificar a alimentação - adicionando alimentos funcionais.
         Pelo fato de desconhecer as substâncias presentes nos alimentos, nos condimentos, nas plantas medicinais e o seu potencial terapêutico, o que podem prevenir e até contribuir para a cura de doença, as pessoas não as utilizam e por conta disso deixam de usufruir dos seus benefícios.
Gergelim para osteoartrite. Tem benefícios?
A osteoartrite é uma doença degenerativa crônica que se encontra principalmente nas articulações periféricas, ou seja, articulações das extremidades superiores e inferiores e é acompanhada pela destruição da cartilagem, que cobre a superfície dos ossos no interior da articulação. Na maioria das vezes, afeta o quadril ou joelho. Vários remédios têm sido sugeridos para tratar e aliviar seus sintomas, embora estudos recentes tenham se concentrado no uso de sementes de Gergelim e seus benefícios benéficos.
Sobre Gergelim
O Gergelim é um alimento que contém vitaminas B, vitamina E, ferro, selênio, ácidos graxos poli-insaturados, colesterol zero e antioxidantes naturais. Seu consumo tem sido associado ao tratamento de diversas patologias, como diabetes, hipertensão, aterosclerose, esclerose múltipla e gengivite/placa dentária.
Mas o Gergelim poderia ser usado para tratar os sintomas da osteoartrite?
Esta questão foi respondida por um estudo recente, que examinou se o consumo diário de sementes de Gergelim teve efeitos benéficos no tratamento dos sintomas da osteoartrite em comparação com o tratamento exclusivamente com analgésicos (cujo uso foi associado a vários efeitos colaterais e altos custos).
O que o estudo mostrou?
De acordo com o estudo, que envolveu pacientes com osteoartrite do joelho, observou-se que nos pacientes que recebiam 40 gramas de Gergelim moído por dia (4 colheres de sopa) - além da medicação que lhes era administrada - havia uma diferença significativa na pressão arterial . (de 9,5 a 3,5) em comparação com pacientes que receberam apenas medicação (duas doses de 500 mg de Acetaminofeno duas vezes ao dia com 500 mg de Glucosamina uma vez ao dia) (redução da sensação de dor de 9 para 7). Além disso, o grupo do suplemento de Gergelim melhorou seu perfil lipídico (reduziu o colesterol total e o colesterol ruim) e reduziu alguns marcadores de estresse oxidativo e inflamatório.
Em conclusão
Acontece que as sementes de Gergelim tiveram um efeito significativo sobre um dos principais sintomas dessa doença degenerativa, que é a dor. Portanto, as sementes de Gergelim podem ser sugeridas como parte do tratamento para pessoas com osteoartrite, em combinação com a medicação dada pelo seu médico, e ser parte fundamental de sua alimentação diária, ajudando assim a melhorar a qualidade de vida.
Fontes:  Departamento de Medicina Física e Reabilitação, Faculdade de Medicina, Faculdade de Ciências Médicas de Tabriz, Tabriz, Irã. Bina Eftekhar Sadat, Mahdieh Khadem Haghighian, Beitollah Alipoor, Aida Malek Mahdavi, Mohammad Asghari Jafarabadi, Abdolvahab Moghaddam.  
Eftekhar Sadat, B., et al., Effects of Sesame seed Supplement on Clinical Signs and Syndrome in Pacient with Knights Osteoartritis. Int J Rheum Dis, 2013. 16 (5): p. 578-82.
 
Semente de Gergelim pode salvar o coração.
Por que comer a pasta de semente de Gergelim (Tahini) ou a semente moída?
Uma pesquisa mostra que semente de Gergelim pode salvar a sua vida.
Segundo estudo ela é capaz de reduzir os marcadores sanguíneos de risco de doença cardiovascular em 39% em apenas seis semanas.
Comer um pouco de pasta de Gergelim (tahine) por dia tem grande impacto sobre os fatores de risco para as doenças cardíacas.
40 gramas de sementes de Gergelim, ou o equivalente a duas colheres de sopa de tahine, também foi superior ao Tylenol na redução da dor em pessoas que sofrem de artrite do joelho.
Tahine é uma pasta feita com Gergelim, rica em Cálcio, proteínas e Vitaminas.
Um alimento que em apenas 6 semanas reduz em 39% os fatores de risco para as doenças cardíacas não pode faltar em nossa alimentação diária
 O consumo de Gergelim pode reduzir a pressão arterial sistólica e diastólica.
  A hipertensão é um importante fator de risco para doenças cardiovasculares, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e insuficiência renal. O consumo de Gergelim pode beneficiar a pressão arterial devido aos seus altos ácidos gordos poli-insaturados, fibras, fitosterol e lignano. Para esclarecer isso, realizou-se uma revisão sistemática e meta-análise de ensaios controlados.  Fonte 28387047    www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28387047
Comer Gergelim diminui o risco de doença cardíaca
Não há como negar que a doença cardíaca é uma grande preocupação no mundo moderno.
     É indiscutível que a sua chance de morrer de doença cardiovascular é maior do que de outras doenças. Mas a medicina moderna se fixa em suprimir os fatores de risco, tais como níveis altos do colesterol e de pressão arterial com drogas em vez de identificar e resolver as causas reais deste mal.
    Por que não usar soluções baseadas em alimentos que melhoram a pressão arterial. É incrível pensar que uma intervenção tão simples como os alimentos que podem ter um efeito tão poderoso em reduzir um dos principais fatores de risco associados à morte prematura no mundo desenvolvido, a pressão alta.
Precisamos de alternativas baseadas também em alimentos que ajudam e o Gergelim preto pode ser o candidato perfeito.

 

    

1 xícara de Gergelim branco ou preto e 2 xícaras de água filtrada
Modo de fazer:
Lave o Gergelim. Deixe o Gergelim de molho na água por 3 horas.
Bata no liquidificador com 4 xícaras de água. Coar. 

 

1 xícara de gergelim bege ou preto (o preto é o que tem mais cálcio)
3 xícaras de água filtrada
Modo de fazer:
 
Deixe o gergelim de molho na água por 8 a 12 horas.
Depois desse tempo jogue a água fora.
Bata no liquidificador com 3 a 4 xícaras de água filtrada (depende se você quer leite mais grosso ou não).
Coe.
Use o que sobra para fazer o “queijelim”, uma ricota. É só temperar com o que você quiser (orégano, salsinha, sal rosa, óleo de gergelim ou azeite, etc)

 

Na panqueca tradicional, acrescente a farinha de Gergelim

 

   As sementes de Gergelim têm uma ampla gama de benefícios à saúde, muitos dos quais foram confirmados cientificamente. Apesar do seu tamanho diminuto, eles embalam uma ampla gama de nutrientes e benefícios para a saúde.
        Na verdade, sua história como medicamento remonta 3600 anos aos tempos egípcios, onde foi listado nos pergaminhos dos Ebers como um medicamento favorito. Além disso, acreditava-se que as mulheres na antiga Babilônia usavam uma mistura de mel e sementes de Gergelim (havla) para prolongar a juventude e a beleza, e os soldados romanos comiam a mistura para obter força e energia.
        Nos últimos vinte anos, estudos e informações científicas tem demonstrando que a semente de Gergelim e seus componentes têm mais de 100 aplicações terapêuticas. Dadas essas novas revelações, parece que o Gergelim se sentiria tão bem em um armário de remédios quanto em um armário de cozinha.
O Gergelim merece ser valorizado, juntamente com o Gengibre, Alho, Mel, Açafrão-da-índia e algumas outras plantas, como um alimento-remédio facilmente acessível e barato que, se consumido regularmente, pode salvar vidas.

 

Propriedades antioxidantes do Gergelim
         Os alimentos de origem vegetal são conhecidos por fornecer uma mistura complexa de substâncias naturais com efeitos antioxidantes. Essa atividade antioxidante parece estar intimamente relacionada à prevenção de doenças degenerativas, como câncer, doenças cardiovasculares, aterosclerose e o processo de envelhecimento. As sementes de Gergelim contêm um grupo de compostos fenilpropanóides, a saber, Lignanas, um mecanismo de defesa antioxidante inato não enzimático contra espécies reativas de oxigênio que desempenham um papel vital na promoção da saúde.
           Os Lignanos de Gergelim têm várias propriedades farmacológicas, por exemplo, atividade antioxidante,  atividade antiproliferativa  e são responsáveis ​​por aumentar a atividade antioxidante da Vitamina E em sistemas de peroxidação lipídica, reduzindo os níveis de colesterol, aumentando as enzimas de oxidação de ácidos graxos hepáticos e mostram efeitos antihipertensivos.  Além dos Lignanos de Gergelim, a semente de Gergelim e o óleo também contêm outros compostos biologicamente ativos importantes, como a Vitamina E (homólogos de Tocoferol), especialmente γ-Tocoferol.
      As sementes de Gergelim são uma excelente fonte de Cobre, com um quarto de xícara das sementes fornecendo mais de 83% de suas necessidades diárias. O Cobre é um elemento mineral importante nos sistemas anti-inflamatórios do corpo e é conhecido por ajudar a reduzir a dor e o inchaço associados à artrite reumatoide. Além disso, descobrem-se que as sementes de Gergelim têm os níveis mais elevados de fitoesteróis entre as sementes e nozes mais comuns na América. Os fitoesteróis são compostos vegetais que fornecem os níveis de colesterol no sangue.
        Um estudo de 2006 conduzido em Taiwan e publicado no Journal of Nutrition sugeriu que comer sementes de Gergelim pode beneficiar mulheres na pós-menopausa, seus níveis superiores de lipídios no sangue, status antioxidante e possivelmente até seu status de hormônio sexual.
Componentes nutracêuticos de sementes de Gergelim
        A semente de Gergelim possui muitos efeitos de promoção da saúde, alguns dos quais foram atribuídos a um grupo de compostos chamados Lignanas (Sesamina, Sesamolina, Sesaminol e Sesamolinol). A semente de Gergelim também contém agliconas de Lignana em óleo e glicosídeos de Lignana. A semente de Gergelim é rica em óleo, contém grandes quantidades de (83-90%) ácidos graxos insaturados, principalmente Ácido Linoléico (37-47%), Ácido Oleico (35-43%), Palmítico (9-11%) e Ácido Esteárico (5-10%) com vestígios de Ácido Linolênico. As sementes são uma fonte rica em antioxidantes e compostos bioativos, incluindo fenólicos, fitoesteróis, fitatos, PUFA e peptídeos de cadeia curta. As sementes de Gergelim têm um significado especial para a nutrição humana devido ao seu alto teor de aminoácidos Sesaminol e Tocoferol tornam o óleo muito estável e, portanto, tem uma longa vida de prateleira. Entre as vitaminas da semente de Gergelim, a presença da Vitamina E é muito interessante em relação à eficácia da semente de Gergelim como alimento saudável.
Apenas meia colher de chá de Gergelim preto por dia.
   Um estudo publicado em 2011 no Journal Nutrition intitulado antihipertensivo e efeitos antioxidantes do Gergelim preto na refeição em humanos pré-hipertensos, descobriu-se que em pessoas em fase de pré-hipertensão, dando-lhes 2,52 gramas de farinha de Gergelim preto (que é menos de meia colher de chá) por dia durante 4 semanas resultou em reduções significativas da pressão sanguínea sistólica em comparação com o grupo placebo. Estes resultados sugerem o possível efeito antihipertensivo da farinha de Gergelim preto em melhorar e diminuir o estresse oxidante. Estes dados mostraram esse efeito benéfico da farinha de gergelim preto pode ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares. OBS: moer em casa o Gergelim.
    O Gergelim preto, provavelmente possui muitos dos mesmos benefícios à saúde identificados no Gergelim branco, que incluem cerca de 90 benefícios a saúde. A diferença é que a semente de Gergelim preto contém a substância Melanina conhecida como Allomelanin que tem potente ação antioxidante e outras propriedades terapêuticas. Isso também pode explicar por que o Gergelim preto foi é conhecido nos tempos antigos dentro da tradição islâmica como o "remédio para tudo”.
         Repetidamente, na própria pesquisa publicada, descobrimos que alimentos simples, muitos dos quais nunca prestamos muita atenção, julgados, se não salvadores de vidas, trazem benefícios à saúde. Não estamos apenas aprendendo que o médico Hipócrates estava certo quando disse que "comida é remédio", mas que melhor ainda, se pudermos começar a incorporar essas substâncias poderosas em nossa dieta diária, mesmo em pequenas doses culinárias, não só elas nos nutrirão profundamente, mas não precisaremos usar tantos medicamentos mais tarde, depois que uma doença grave tiver instalado. Em outras palavras, comida não é tanto remédio, mas sim o que impede de precisar de remédio.

 

 Há muitos benefícios do extrato (leite de Gergelim), por eles ser rico em Cálcio, Magnésio, Cobre, Vitamina B1, Zinco e fibras. Receita do Extrato (leite) de Gergelim. Você vai se surpreender como é simples e fica uma delícia se consumido com suco de fruta.
Benefícios farmacológicos da semente e do óleo de Gergelim
      A semente e o óleo de Gergelim possuem imensas aplicações farmacêuticas e têm desempenhado um papel proeminente nos sistemas de medicina chinês e indiano  O óleo de Gergelim tem efeitos de cicatrização de queimaduras, quando esfregado na pele acalma uma pequena queimadura ou queimadura de sol, além de ajudar no processo de cicatrização. O óleo de Gergelim é um óleo de massagem ideal devido às suas excelentes propriedades emolientes. Quando aplicado topicamente, auxilia na cicatrização de doenças crônicas da pele. Na Índia, ele tem sido usado como um enxaguatório bucal antibacteriano, para aliviar a ansiedade e a insônia e no tratamento de visão turva, tontura e dor de cabeça.  O óleo de Gergelim é naturalmente antibacteriano para patógenos de pele comuns, como Staphylococcus, bem como para os comuns fungos da pele, como o fungo do pé de atleta.
            Se você quiser saber mais sobre os VALORES nutricionais do Gergelim, pode visitar a análise aprofundada de NutritionData.com. Você descobrir que a semente de Gergelim é, na verdade, uma fonte implica de proteína: cerca de 20% do peso. É também uma fonte rica em cálcio de origem vegetal, que fornece 9% da RDA, e que é muito superior às muitas formas inorgânicas de Cálcio que predominam por aí, porque é altamente improvável que contribui para os tecidos moles, ou os chamados de calcificação ectópica. Também é descobrir descobrir que é uma fonte significativa de ferro, fornecendo 53% da RDA em uma porção de 150 gramas.
Deliciosas receitas podem ser criadas com o Gergelim
farinha de Gergelim e leite condensado
Na massa de pao de minuto, acrescente o Gergelim tostado

Maionese feita com leite de Gergelim.
Ingredientes:
1 xícara (chá) de extrato de Gergelim (leite) bem gelado
1 xícara (chá) de óleo Girassol
2 batatas pequena cozida  e ½ colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de farinha de Gergelim tostado
Modo de preparo:
No liquidificador despeje o leite bem gelado, ligue e siga adicionando o óleo em fio aos poucos e batendo sem parar, até engrossar. Na finalização adicione o sal e bata um pouco mais. Depois de pronta acrescenta o Gergelim tostado e moido.
Coloque em um frasco e mantenha na geladeira.

 

Clik no link abaixo e veja a explicação sobre essa  poderosa semente
www.youtube.com/watch?v=WDZAIaEDiF8